20090316

BOTAS TROCADAS in jornal "www.rostos.pt"



BOTAS TROCADASPor kira
Por kira" hspace=10 src="http://www.rostos.pt/paginas/imagens/semanal/22/220177.jpg" align=right vspace=5 border=2>



"Foi ao descalçar-me que dei com a “coisa”. Então não é que tinha as botas ao contrário? A do pé esquerdo no direito! Há quanto tempo eu andaria com as botas trocadas? Não faço a mínima ideia mas, cá para mim, há quase 4 anos, desde que fui despedido."




Estou desempregado e o facto de me levantar todos os dias às 4 h da manhã, para ir para as bichas do Centro de Saúde, Centro de Desemprego e àquelas santas almas que me distribuem o saquinho de arroz, feijão, massa e açúcar, têm-me posto o sono em desordem, tornando-me nervoso e tontinho.

Hoje, por exemplo, aconteceu-me mais uma que não estava à espera. Ao dirigir-me à Deco para tratar de umas dívidas em atraso, dei comigo no meio da linha do comboio. Não era para Setúbal que eu queria ir mas para o barco da carreira Barreiro-Lisboa.

A semana passada foi uma treta quase igual. O meu vizinho pediu-me para passar pela oficina de bate-chapas onde trabalha e, qual não é o meu espanto, dou comigo nas urgências do Hospital, onde por acaso ele estava, numa consulta de psiquiatria marcada, segundo me disse, há 3 meses. Ficou admirado por me ver ali e perguntou-me se tinha ido à oficina. – Para lá ia eu e, não sei mesmo o que aconteceu, vizinho, vim dar aqui! - Teve sorte sôr Zé. Ainda ontem ao princípio da noite, toquei à campainha da sua porta para o avisar que era escusado lá ir porque o patrão Manuel acabou por fechar de vez e despedir o pessoal! – Ah! Sabe, a campainha não toca. Cortaram-me a luz. Desejei-lhe as melhoras, e voltei para casa onde iria buscar o saquinho das esmolas do banco alimentar. Notei que a porta de casa tinha mudado completamente. Ali não era a casa onde eu morava. Pois não! Era o Tribunal. Entrei e, espantado ouvi uma senhora chamar pelo meu nome. – Sou eu, diga minha senhora. – Pode entrar naquela porta e aguarde. Ena pá! Não me digam que o Tribunal distribui, também, produtos contra a fome, até porque, uma vez dentro da casinha, vi lá mais umas vinte ou trinta pessoas com a mesma cara de desgraçados como eu, mas que não conhecia. A não ser uma, que por acaso era advogado. Ainda me passou pela cabeça: bom, se o advogado está aqui e é aquilo que penso… pode ser que o rancho seja melhorado. 0 Advogado, da Caixa Geral de Depósitos, veio ter comigo e folheando uns papéis, disse-me. - Ah! Viva. Estava a pensar que não aparecia. Foi a leitura da sentença porque esperava: tinha 30 dias para despejar a casa onde morava com a mulher e os dois gaiatos. -Por falta de pagamento das prestações tem que deixar o imóvel sito na rua tal, nº tal e tal, da freguesia tal, sob pena de. Parece que me deu qualquer coisa e fiquei desperto. Fui quase direitinho para a casa onde morava há 10 anos, dirigi-me ao quarto, sentei-me na cama e, com as mãos na cabeça, resolvi: -porra, vou-me deitar e descansar a cabeça. Estes últimos tempos têm dado comigo em maluco. Foi ao descalçar-me que dei com a “coisa”. Então não é que tinha as botas ao contrário? A do pé esquerdo no direito! Há quanto tempo eu andaria com as botas trocadas? Não faço a mínima ideia mas, cá para mim, há quase 4 anos, desde que fui despedido.

Ele há coincidências do diabo!



Kira, Março 2009
13.3.2009 - 0:04

Nenhum comentário: