20080613

O TOI CAMBETA - NO "AMICI AB AMICI" - exemplo



Toi Cambeta é rapaz da minha criação, em Évora, no lindo bairro do Farrobo.
Com 16 anos enamorou-se de uma beleza chamada Cules. Ninguém sabe o porquê do mau desfecho do namoro. Um dia apareceu em minha casa, de olhos molhados e nervoso. Descontrolado com a perda de um amor, partiu o chapéu-de-chuva e disse-me: - Aquela maluca deu-me cabo da cabeça. Vou ser muito cruel! Confesso que, embora fosse rapaz educado e de bom feitio, temi o pior. -Acabou-se, gritou. Amanhã vou meter os papéis para a tropa!
Seis meses depois, já na Marinha de Guerra, ofereceu-se para Macau. Galã das sete partidas, dizem que fez olhinhos a uma chinoca casada. O marido não se aquietou, foi-se a ele e deu-lhe 7 facadas, o que o obrigou a internamento no Hospital da cidade. Durante o internamento conquistou a enfermeira que o tratava. Acabou casado com a dita, de nome Luísa( nome português). Dois filhos depois apresentou-me uma linda tailandesa, a Ah Mui. Foi à Tailândia e casou com ela, da qual tem três filhas. Bígamo, oToi Cambeta!
É feliz, muito feliz e conserva a malandrice que sempre lhe conheci.
Quando me recebeu como um príncipe, em Macau, colocou motorista e carro à minha disposição, passeou comigo até à República Popular da China, e enfim, outras coisas que não vêm ao caso. Como quando, por exemplo, me levou a comer uma sopa de massa( ?) com ovos, que cheirava mal que tresandava (ovos embebibos em mijo de cavalo) e a uma mariscada em que os camarões se comiam vivos. O espectáculo foi ver os bichinhos a saltar da tijela!
Escreve notas muito interessantes sobre as viagens que faz – conhece a Ásia toda. Vem a Portugal de vez em quando.
A Cules ainda lhe deixa saudades.
(consulte os blogs do toi cambeta)

Junho 2008

5 comentários:

Anônimo disse...

LINDA HISTÓRIA DE AMOR, TIVE SORTE NA ALTURA PORQUE NÃO CHOVIA E FIZ BEM EM TER DAI SAIDO, SENÃO ESTAVA AINDA NO TITAN A A AVIAR CAFÉS EM PACOTE.

A ESPOSA NÃO É LUISA MAS SIM LOURDES E EU FUI PARAR AO HOSPITAL PELAS CAMADAS, ELE O MARIDO CIUMENTO É QUE LEVOU AS FACDAS E FOI PARAR AO OUTRO HOSPITAL O DO KIANG VU, EU FIQUEI NOS QUARTOS DE PRIMEIRA RSRSRSR.

TÓI CAMBETA ALENTEJANO DE GEMA E COM CASCA E TUDO RSRSRSR

vitório rosário cardoso disse...

Quero cheirar teu bacalhau Maria
Quero cheirar teu bacalhau
Mariazinha deixa-me ir à cozinha,
deixa-me ir à cozinha
P'ra cheirar teu bacalhau
I-Teu bacalhau é mesmo uma beleza
És a portuguesa com teu prato especial
Se o cheiro é bom mais gostoso é o cozido
É o prato preferido do povo de Portugal
II-Teu bacalhau demolhadinho
Diz-me se é da Noruega ou aqui de Portugal
Mariazinha deixa-me cheirar
Que coisa tão gostosa,
nunca cheirei nada igual--ai

kira disse...

toi: SAN FAT.

Anônimo disse...

O senhor Cambeta conhece a história do Padre Francisco da Costa, de Trancoso? Fez 299 filhos a 50 mulheres.O senhor Cambeta será uma reencarnação do padre ?

Anônimo disse...

O TÓI CAMBETA NÃO É A REENCARNAÇÃO DO PADRE FRANCISCO DA COSTA, DE TRANCOSO, NEM TEM 299 FILHOS, EMBORA TENHA FEITO MAIS QUE ESSA CONTA, 50 MULHERES BEM ESSAS NUNCA AS CONTEI, OFICIAIS TENHO SÓ DUAS E JÁ DÃO DOR DE CABEÇA.

TENHO SIM UM MUNDO, NÃO A MEUS PÉS MAS EU AO PÉ DELAS RSRSRSRS.

TRANCOSO EU SÓ TRONCO RSRSRSR

TÓI