20080611

PODE SER ?

PODE SER ?

Sou camionista e o meu Tir transporta nabos. É um produto que abunda por estas bandas e se conserva com facilidade. Por isso quando me obrigam a parar, seja a polícia seja o patrão, por causas justas ou injustas, aguento bem a penada. Dá-me até certo gozo encostar mesmo que tenha de o fazer à direita, como manda o código. Aproveito, quase sempre, para pôr a leitura em dia embora os jornais sejam já atrasados e venham a servir na carga para separar as caixas dos nabos. Hoje estou parado aqui, em Vale de Maçada, frente ao cemitério. Depois de uma bucha de pão com chouriço dei uma vista de olhos pelas mais gordas.
“Fome grassa no Mundo devido ao aumento da população mundial”. Vê-se mesmo que é um disparate. Ainda num outro dia li que há milhões de seres humanos a morrer de fome, como é que a população está a aumentar? Os chineses – esses que são muitos – não andam para aí a fazer filhos a torto e a direito! A única coisa que eles efectivamente fazem é abrir lojas aos milhares, por aí fora, incluindo o Alentejo! E as lojas não comem comida, mas parvos. Os portugueses dedicam-se muito ao truca-truca, mas protegido, o que evita a subida da natalidade. De resto, como toda a Europa dos 27 noves fora. Está bem que há menos padres, o que aumenta o número de reprodutores na praça, mas a percentagem não cobre a proliferação dos homossexuais, pedófilos e gestores públicos. Além disso, se a população está a envelhecer cada vez mais, devido ao bom nível de vida que levou desde os tempos do fascismo mais os 34 anos de democracia – também não a vejo para aí virada. A fome grassa no mundo por outra razão qualquer. Nunca pelo aumento da população. Deduzo.

“Mais aumentos nos combustíveis”. Acusam as galps de se portarem como os irmãos Dalton. Que estes assaltavam diligências com pistolas e que as galps assaltam com bombas! Não sei se será assim mas, por favor, não culpem o governo. O Engenheiro Sócrates e os seus Ministros serão, por acaso, donos de algumas gasolineiras? Não, com certeza. Se as galps, repsoles e bêpês se queixam que é o próprio governo que as assalta com impostos!? Concluo pois, que o Estado não rouba só aos pobres!

“Planeta corre perigo: escassez de água e poluição” Acho que aqui os reformados têm uma certa dose de culpa! A água é a sua refeição preferida. Quanto à poluição: as fraldas seniores ajudam um bocadinho, mas a culpa nunca será dos velhinhos. Talvez dos provedores dos lares, sabendo nós que é níquel com que gostam de lidar! Diz-se!

“Tgv, nova Ponte e novo Aeroporto custam milhões de euros ao Estado.”Pode o pessoal andar à rasca, sem dinheiro para a renda de casa, para o arroz, para o pão, para os impostos mas… E depois? Não será para bem dos portugueses todas estas modernices? Para os ricos, para os governantes e para outro tipo de ladrões é que não são! Estes têm os seus bólides, os seus falcons, os seus carjackings para se orientarem! Nada contra!

“Ministro das Obras Públicas (aquele que descobriu o deserto ao sul do Tejo) responde a Mário Soares: -“não precisamos de lições de democracia, de ninguém!” Lá porque o Dr. Mário chamou a atenção do governo para as desigualdades sociais, vem o Lino e pimba! Mas olhe, senhor Ministro, era bom que aceitasse essas lições de democracia mesmo vindas de quem vêm. Se as lições fossem de socialismo, aí sim, eu estaria do seu lado, não aceitava. O Dr. Mário Soares tem esses saberes fechados numa gaveta, vai para muitos anos e disso não abre a boca. Saberei alguma vez, porquê?

“Sondagens revelam que juventude portuguesa não se interessa pela política” Ora bem! Seguem os passinhos dos pais. Nós também nunca nos interessámos pela política. Estivemos, e estamos, sempre à espera de quem nos impinja o que quiser. E vamos sempre nessa. Até na pastelaria pecamos pela falta de critério. Se pedimos Pedras Salgadas e o empregado nos disser: Pedras não há, só Vidago. Pode ser, respondemos! O meu puto pede Coca-Cola e, não há, só Pepsi ! Pode ser. Quem sai aos seus! Como o Scolari que é brasileiro e treinador de futebol. O Nuno Gomes não mete golos? Não faz mal, pode ser!
Quando estou de greve, por mais que tente, acabo sempre a pensar em futebol. Pode ser?

4 comentários:

Anônimo disse...

Como a frase publicitária, de tão velhinha, já caíu no domínio público (não paga direitos de autor) aqui vai:palavras para quê?
É um Artista (com A grande) português!
E não foi preciso ir a Aljezur para se inspirar. È genético!
Parabéns e um abraço

KIRA disse...

obrigado amigo doutor. não é preciso ser um artista, nem ser grande. é preciso estar atento. e ter humor. a malta ri-se porque já não há alternativa! estamos tramados!
viva a selecção de futebol e que deus conserve este governo por muitos e bons anos... é que cada vez entra um pior. já viu como será o próximo?

Carlos Alberto Correia disse...

Actualiza-te rapaz: Agora são os irmãos Galton. Chatearam-se de levar tareia do cowboi e dedicaram-se aos combustíveis. Pode ser?

KIRA disse...

quanto à palavra "actualizar": é exclusividade dos galton.todos os dias actualizam os preços. né?
e eu não quero misturas!
parabens pela invenção "galton" , de qualquer maneira.
pode ser!