20080815

O "KÉ-FLÔ ?" O MEU GRANDE AMIGO DE HÁ ANOS -

Veio do Bangladesh há 10 amos. Percorre Lisboa - onde compra as rosas embladas - desde as 5 da manhã. Depois de dezenas de kilometros a pé, apanha o barco para o Barreiro, pelas 20 h. e percorre toda a cidade - restaurantes, pastelarias, clubs noturnos, festas e romarias etc. etc. até às 3 da manhã. Nunca percebi o seu nome. Nas minhas noites deambulantes por tudo o que era sítio, o meu KÉ-FLÔ aparecia sempre em todo o lado. Disse-lhe várias vezes: KÉ-FLÔ, pareces Jesus Cristo ou Deus ou Alá... estás em todo o lado! Dei-lhe um abraço e a tristeza levou-o para a ginja em copo de chocolate. Bebeu 6. A chorar, despediu-se de mim: -kila amigo, kila amigo.Saiu da festa a cambalear, esfregando os olhos com as rosas vermelhas.
-Já tenho não caliente como tu, kila.Tu amigo. Ti caliente séto. Vê, vendo nada. Tudo mau.

Para deacontrair:
um dia - uma noite - perguntei-lhe: - "ké-flô," tu és do bangladesh ... diz-me: a que horas te levantas lá natua terra para estares aqui em lisboa, todos os dias às 5 da manhã?
- Tu maluco, páááá!

5 comentários:

ANTONIO CAMBETA disse...

ESTIMADO AMIGO KIRA E ILUSYTRE MESTRE.

VI ESTA POSTAGEM E LI COM TODA A ATENÇÃO O QUE ESCREVES-TES, ESSE SENHOR DIGNO E HONRADO QUE VAI APREGOANDO KÊ-FLÔ, VAI PAIMILHANDO AS RUELAS DE LISBOA E AGORA AI NO BARREIRO, ELE, SEGUINDO DIZES, DEIXOU A SUA TERRA NATAL O BANGALADESH, UM PAÍS QUE CONHEÇO, POIS ESTIVE VÁRIAS VEZES EM DACA, É O PAÍS MAIS POBRE DO MUNDO, ONDE A CORRUPÇÃO E A NATUREZA PROVOCAM AS MAIORES CATRASTREODES QUE SE PODEM IMAGINAR O EVARESTE É SEU AMIOR INIMIGO LHE PROFUCANDO ANUALEMNTE CHEIAS QUE COBREM TODO O PAÍS, POR MAIS AJUDAS QUE RECEBAM TENTA RECONTRUIR O POUCO QUE LHES RESTAM MAS O NÃO CONSEGUEM.
SÃO PESSOAS, SÃO SEREM QUE PROCURAM EM OUTRAS PARAGENS AQUILO QUE NO SEU PAÍS, O MININO NÃO CONSEGUEM PARA SOBREVIVEREM COMO SEREM HUMANOS DIGNOS DESSE NOME.
NADA TEM, MAS TEM COMO TODOS NÓS UM CORAÇÃO ONDE PULSA O AMOR E A DIGNIDADE.
QUANDO O VIRES DE NOVO NÃO O EMBRIAGUES COM ALCÓL NEM COM GINGINHAS MAS SIM COM A TUA AMZIADE E CARINHO, E LHE COMPRA UMA FLOR.

UM ABRAÇO AMIGO CÁ DESTE VELHO AMIGO TÓI.

KIRA disse...

eu não bebo vai para tr~es anos. como tal, tambem não embriago ninguém. pareceu-me que a felicidade que demonstrou ao encontrar-me lhe deu para ir beber assim. vi-o beber sim. não valeu a pena dizer que bastava um. ele não me ouvia. estava muito feliz. sempre lhe comprei flores - não uma mas ramos inteiros -. essa a razão porque ele quiz matar a saudade. agora, e até ao próximo domingo, sabendo onde estou, vai aparecer com certeza. ele considera-me o seu melhor amigo e diz-me que eu lhe faço falta. trato-o como família. já o convidei várias vezes para minha casa e até quando o meu filho faz anos, ele aparece. agora não tem acontecido porque deixei de andar por aí à noite. só por isso. ~está descansado e obrigado pela informação que dás do país do meu ké-flô.

abraço do teu amigo
gama

Paulo Freixinho disse...

Peço desculpa pela intromissão, mas esta "história" é simples mas de extrema sensibilidade... dava um quadro!...

Esse homem tem no Kira um Amigo... muito bonito!

Um abraço!

THOR disse...

Cheguei ao blog do kira através de uma amiga nossa, proprietária de um outro blog, situado ali ao virar da esquina.
Um dia ela, que é um doce de pessoa, disse-me que o Kira tem um coração de ouro, do tamanho do mundo que costuma pintar nos seus quadros e que, por causa disso, um dia irá para o Céu.

O Kira e ela, um dia, farão uma boa parelha no Céu.

KIRA disse...

oh paulo freixinho: obrigado. se alguem tem sorte com os amigos (os meus VIPs) sou eu. muito importante.




thor:
deduzo facilmente quem é a nossa amiga, doce, com coração de ouro e do tamanho do mundo. é a amizade a falar mais alto, a ternura que tem, a gentileza e o favor de ser minha amiga e de me apoiar. uma grande senhora, que admiro.õbrigado pelas suas palavras.

abraços