20100911

VEJA EM "ROSTOS.PT"

video-reportagem

Kira «além de amar o Barreiro, participa na construção do Barreiro»
«NATURAS» e «ESCOLA +» na Galeria Municipal de Arte

. A Exposição «NATURAS» de Kira e dos pintores das «Escola +» pode ser visitada até ao próximo dia 16 de Outubro

Foi inaugurada ontem à tarde, na Galeria Municipal de Arte do Barreiro a Exposição«NATURAS» de Kira, artista plástico do Barreiro.
Em simultâneo vão estar patentes na Galeria Municipal de Arte os trabalhos dos alunos da «Escola +», dirigida por Kira e Maria de Fátima.

Na sessão de abertura, Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, referiu - “O Kira é uma pessoa muito ligada às pessoas, não é um artista apenas virado para um conceito de arte, de ser ele e a sua obra, mas, para ele, o que conta é a sua obra, as pessoas, o meio que o rodeia”.

Foram algumas dezenas de amigos que participaram no acto inaugural da exposição «NATURAS» de Kira e dos pintores das «Escola +», ontem na Galeria Municipal de Arte do Barreiro.

O Barreiro é uma construção dos barreirenses

Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, na abertura da exposição sublinhou que - “O Barreiro é uma construção, todas as terras são uma construção.
O Barreiro é uma construção dos barreirenses.”
O autarca salientou que o artista plástico Kira, é um barreirense que – “além de amar o Barreiro, participa na construção do Barreiro”.
“O Kira é uma pessoa muito ligada às pessoas, não é um artista apenas virado para um conceito de arte, de ser ele e a sua obra, mas, para ele, o que conta é a sua obra, as pessoas, o meio que o rodeia.
O Kira é uma pessoa que tem uma grande sensibilidade para as pessoas, para a formação, vive o Barreiro, nas iniciativas culturais, tem uma grande vivência no meio urbano” – sublinhou Carlos Humberto.

Kira foi sempre um homem de intervenção politica

O autarca recordou quando nos anos 70 foi inaugurada a Sala de Convívio do Luso, o Kira foi, então, o artista convidado nessa sessão – “ele era um jovem, eu também era um jovem, foi aí que eu conheci o Kira”.
Sublinhou que o Kira foi sempre um homem de intervenção política, dentro de um conceito que, referiu, não tem que ser politica partidária – “mas que tudo o que nós fazemos nas nossas vidas é politica”.
Nesse sentido, sublinhou que – “construir o Barreiro é também pintar uma obra de arte e mostrar aos barreirenses as obras de arte”.

Kira é um construtor do Barreiro

“Por tudo isso, eu considero que o Kira é um construtor do Barreiro do presente, do Barreiro Operário, do Barreiro da resistência, do Barreiro da Liberdade, do Barreiro da intervenção cívica e politica” – sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
Carlos Humberto, acrescentou que todos os barreirenses, tal como o Kira, devem dar o seu – “contributo para a construção de um Barreiro com mais emprego, mais Liberdade, mais democracia e mais cultura”.
Kira, agradeceu o contributo que a Câmara Municipal do Barreiro, tem dado ao longo dos anos para valorizar os artistas barreirenses.
Regina Janeiro, vereadora responsável pela área cultural, referiu a presença na Galeria de Arte, para além de Kira, as obras dos artistas plásticos que frequentam a «Escola +» e, o contributo de Maria de Fátima – “o braço direito do Kira e da escola”.

A Exposição «NATURAS» de Kira e dos pintores das «Escola +» pode ser visitada até ao próximo dia 16 de Outubro.

Galeria Municipal de Arte do Barreiro
Avenida Alfredo da Silva ( Antigo Tribunal)
Horário
De Terça a Sábado – das 14 horas às 20 horas
Encerra – Segunda, Domingo e Feriados

Um comentário:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Carissimo Amiga Kira, muito me orgulho de Ti e de toda a tua imensa obra.
Meus sinceros parabéns por mais essa bela e maravilhosa obra.
És alentejano de gema mas barreirense no coração.
Bem mereces seres inaltecido.
Um abração do velho amigo Tói de terras do Sião