20120409

in rostos.pt - barreiro -

BREVE REFLEXÃO SOBRE A MAÇONARIA
Por Jorge Paulos
Barreiro
BREVE REFLEXÃO SOBRE A MAÇONARIA<br>
Por Jorge Paulos<br>
BarreiroConsiderando os princípios da Maçonaria, não vejo qualquer necessidade que figuras públicas se assumam Maçons, assim como não o fazem em relação à religião ou preferência clubistica
A Maçonaria é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de acção reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam, de carácter universal, cujos membros cultivam o princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
Portanto a maçonaria é uma sociedade fraternal. que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideal político ou posição social. Faz parte das suas principais exigências, o total cumprimento da Constituição, respeite a familia e que tenha o propósito de alcançar a perfeição, aniquilando os seus vícios, e trabalhando sempre para a constante evolução das suas virtudes.
Como em todas as associações existem membros de pior carácter ou com intenções menos transparentes, que levam a um benefício pessoal, existe disto em todo o lado ... não é este o objectivo Maçonico.
Secretismo ? Ora bem, hoje em dia qualquer pessoa tem acesso via internet a toda a informação sobre tudo o que queira, poderá haver matérias reservadas aos membros, mas desde que não afectem terceiros, pergunto qual o problema.

Andamos a ser distraídos com programas pimba, com futebol, enfim com mexericos que em nada contribuem para o desenvolvimento de Portugal, outros porém, andam a ganhar umas ´massas´ como comentadores televisivos, sem nada entenderem do que estão a comentar, usando comentários de chacota a roçar a ordinarice, não respeitando o ideal de cada um, tendo como principal objectivo denegrir pessoas e ganhar à conta disso.
A estes, mando-os trabalhar porque possivelmente sempre foram medríocres nas suas funções.

Haja respeito pelas pessoas e Organizações !
Não se julgue o seu todo pelas atitudes menos proprias de alguns, que acabam sempre por ser desmascarados por não cumprirem os seus juramentos.
Grave é não haver justiça nos casos que se sabe haver negligência, má fé, abuso de confiança e poder, pedofilia, ocultação ou falsificação de documentos ... por aí fora ... isso é que é grave e leva este velho país ao estado em que está.
Pessoalmente, assumo que sou Maçon há vários anos, tendo muito orgulho em sê-lo, e quem me conhece verá que não me aproveito desse facto para ter mordomias na vida ... naquilo em que acredito espiritualmente, ninguem tem a ver com isso, era o que mais faltava !
Dentro deste contexto, e considerando os princípios da Maçonaria, não vejo qualquer necessidade que figuras públicas se assumam Maçons, assim como não o fazem em relação à religião ou preferencia clubistica
O princípio da Maçonaria é por uma causa nobre, de bons costumes e aperfeiçoamento pessoal, será isto crime ?
Penso sinceramente que é para nos distrair da miséria em que nos encontramos, devido ao facto de termos sido desde há muito governados por pessoas sem princípios ...

Jorge Paulos

Nenhum comentário: