
Foi aos 20 anos, durante o tédio do serviço militar que
nasceu o seu pseudónimo. “Não tinha nada para fazer na tropa, então decidi
escrever uma carta para ninguém. Era uma espécie de carta de amor e escrevi no
envelope para o carteiro entregar à primeira rapariga que visse na Rua D. Dinis
em Castelo Branco. Curiosamente recebi uma resposta a essa carta. Chamava-se
Felicidade, ainda estivemos juntos algumas vezes, mas não tantas vezes como
queríamos porque ela tinha namorado. Ela em vez de dizer queria, dizia kira. Se
eu a convidasse para ir ao cinema ela dizia, eu kira ir mas não posso. Mais
tarde comecei a fazer uns cartoons e assinava como Kira, assim ficou”.
Antes do 25 de Abril, quando colaborava com os jornais
Diário de Lisboa e República, vários dos seus trabalhos foram alvo do marcador
azul da censura. “Era chato porque às vezes tinha de fazer outros. Mas outras
vezes lá deixavam passar algumas coisas. Nós brincávamos e tentávamos adivinhar
se os trabalhos passavam ou não”. Para além de algumas multas, nunca teve
problemas de maior. Os seus trabalhos censurados estiveram expostos na Galeria
de São Mamede em Lisboa, na exposição “Maias para o 25 de Abril” e ainda hoje
conserva um dos originais, riscado e carimbado.
Em 1981, diz-se criador do “Deglutinismo” na 1ª exposição
de quadros comestíveis a que deu o nome “Kira Expõe para Comer”. Tudo começou,
quando com exposições marcadas vendeu todos os seus quadros. Ficou sem
trabalhos e com uma exposição que não conseguiu adiar. “Foi numa situação de
aperto mas foi um sucesso. Fazia a base de massa folhada e dispunha os
alimentos sobre a base. Ficavam presas na parede como quadros e as pessoas podiam
comê-los. Desapareceu tudo em duas horas, com 800 pessoas na galeria e mais mil
lá fora. Nunca ninguém tinha pensado em fazer isso e a galeria foi falada em
todo o mundo”. Após o sucesso dessa exposição, a convite, ainda fez mais duas
iguais.
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